Logo Citriodora Prime

Conheça as quatro etapas chave do conceito Citriodora Prime

Quem conhece o seu produto desde a muda, semeia valores como a transparência e o comprometimento com qualidade e pode, através da matéria prima adequada, oferecer a melhor solução para o cliente final.

Etapa 1 - Genética

A escolha da semente

A madeira pode ser obtida de aproximadamente 30.000 espécies diferentes de árvores e deste número cerca de 10.000 estão localizadas na floresta amazônica do nosso país. É grande, também, a variabilidade das propriedades físico-mecânicas deste recurso natural renovável e a ocorrência destas variações podem ser vistas até mesmo dentro de uma única espécie, como o Eucalipto, por exemplo.As variações da espécie de eucalipto são base para várias finalidades de uso como celulose, lenha e carvão, serraria, construções, dormentes, postes, laminação, óleos essenciais, entre outras. O Citriodora Prime busca a excelência e a otimização de resultados. Para isso, se fez necessário a busca de um material genético compatível com as necessidades do mercado.

Todas as nossas florestas foram plantadas com sementes selecionadas, oriundas de Área de Produção de Sementes (APS) – geração F1 – provenientes do Instituto de Pesquisas Florestais (IPEF) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), situada em Piracicaba – SP. A melhor espécie de eucalipto para o setor de tratamento é a Corymbia citriodora (eucalipto citriodora).

genetica-citriodora-neutraliza

Por que o Eucalipto Citriodora?

O Eucalipto Citriodora é o que resulta na melhor madeira tratada.O processo produtivo industrial de madeira imunizada requer um amplo planejamento, tanto do ponto de vista de quem produz e, também, de quem o compra. Não há como pensar em outra espécie de eucalipto, diante das inúmeras vantagens que o Eucalipto Citriodora oferece quando comparado a outras madeiras de mesma espécie. Nota-se então, que o Eucalipto Tratado, de uma forma genérica, não é tudo igual, como o mercado as vezes se apresenta.

A transparência sobre a produção de madeira tratada para com nossos clientes, começa cedo: Na escolha e seleção da semente e se estende pela produção de mudas de primeira qualidade até o plantio, manutenção e manejo da floresta de eucalipto.

Dentre as propriedades físicas da madeira a mais significativa é a Densidade Básica. A Densidade pode ser entendida como uma medida dos espaços vazios existentes na madeira. Quanto maior a Densidade, maior será a quantidade de espaços vazios e, portanto, maior será a possibilidade de retermos mais produto preservante. A Densidade do Eucalipto Citriodora é na faixa de 0,79 g/cm3, sendo cerca de 14,50% superior as demais espécies de eucalipto e a essa propriedade também podemos destacar a sua elevada resistência mecânica e o menor índice de rachadura.

Etapa 2 - Manejo

Manejo
Manejo

Desenvolvimento

Os estudos relacionados ao tipo de solo, bem como deficit hídrico, temperatura média anual e outras variáveis são fatores que fizeram parte de todo o planejamento do Citriodora Prime, potencializando a qualidade premium da madeira tratada na Neutraliza.

Após a seleção do material genético e a escolha da espécie de eucalipto adequada para o beneficiamento e a industrialização, o manejo silvicultural diferenciado se torna imprescindível para que a madeira cresça e se desenvolva no ritmo correto.

Além da Pequi Florestal, que atua como gestora desses povoamentos florestais, empresas como a Granus Agricultura e Meio Ambiente, de Piracicaba-SP, e da Pack Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários Ltda, de Cerquilho –SP, tiveram papel relevante nesse processo, pois possuem expertise na análise e gestão de todas as variáveis relacionadas à otimização de aportes nutricionais, e se tornaram parceiras desde 2009.

O desenvolvimento das mudas no campo foi submetido a avaliações frequentes de estoque e crescimento, realizadas por meio de Inventários Florestais Contínuos e anuais. Tais análises contaram com o espírito jovial e inovador da Conflor Jr, que é uma empresa junior gerenciada por estudantes do curso de engenharia florestal da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – FCA/UNESP/Campus de Botucatu-SP. A região do bolsão sul matogrossense se apresentou com um diferencial em relação ao desenvolvimento do eucalipto citrodora que, se não se refletiu em ganho de produtividade em função das limitações de ordem genética, se mostrou extremamente eficiente quanto à qualidade da madeira produzida, principalmente em relação as suas propriedades físicas, proporcionando uma madeira mais estável; com maior resistência mecânica e com menor índice de rachadura e fendilhamento. Paralelamente, nesse mesmo período, a Pequi Florestal contribuía para o mercado regional, organizando seminários e palestras técnicas para discussão científica em sua área, em feiras e eventos sobre tal temática. A Unidade de Tratamento de Madeira (UTM) da Neutraliza Eucalipto Tratado está localizada no Distrito industrial I de Três Lagoas/MS, muito próxima das suas bases florestais de eucalipto citriodora, o que favorece a agilidade da colheita e o encaminhamento para o beneficiamento e tratamento da madeira.

Etapa 3 - Produção

O processo de tratamento da madeira é a etapa principal que antecede a disponibilização do produto final. Aqui algumas premissas são rigorosamente feitas e conferidas ainda na fazenda, no campo. A principal é em relação à classificação do produto in natura. Essa classificação é realizada por comprimento (lascas, esticadores e palanques) e por diâmetro.

A madeira cortada ao longo do dia é inteiramente descascada manualmente – o descasque mecânico não é recomendado por causar fissuras na madeira, prejudicando o seu manejo na hora de construir uma cerca – e classificado de acordo com o diâmetro lido na ponta da peça, isto é, na cabeça do mourão, palanque ou esticador. Essa metodologia de mensuração é prevista por norma técnica da ABNT e permite que o consumidor final possa comparar os mesmos produtos, tanto em forma como dimensão, na hora da compra. Dessa forma, o cliente final estará sempre comprando um produto mais robusto, visto que a medida na base sempre será mais grossa e, portanto, a medida correta é a medida no topo.

Assim como nas etapas de genética e manejo, os cuidados desta parte fundamental que compõe processo industrial Citriodora Prime são ainda mais minuciosos em todos os seus aspectos.

Autoclave Neutraliza

Procedimentos Iniciais

As boas práticas que antecedem o processo de imunização da madeira adotado pela Neutraliza são aquelas que minimizam serragens, aparas de madeira, sujeira, detritos ou resíduos na superfície da madeira antes do tratamento. Após a estocagem são realizados procedimentos de validação, que buscam aferir o percentual de umidade das peças. Isso é feito por amostragem e somente quando é atingido o nível ideal de umidade, é que a matéria prima será submetida ao próximo passo, que é o tratamento em si. A formação, organização e a seleção das cargas são realizadas procurando-se favorecer a distribuição do preservativo da forma mais homogênea possível.

Impregnação

O processo de autoclavagem é realizado num Sistema de Controle Ambiental (SCA) fechado e não gera resíduos líquidos e sólidos, denominando-se, sistema de vácuo-pressão por célula cheia e com o uso de um único produto, o CCA – tipo C – nome comercial Osmose K33, fabricado pela MONTANA QUÍMICA S.A.

O tempo total de um ciclo de tratamento varia de 150 a 180 minutos, dependendo da madeira, pois a relação cerne/alburno não se mantem homogênea nem mesmo entre lotes de um mesmo produto. Desse total são gastos 10 minutos para o vácuo inicial; 60 minutos para a impregnação e 10 minutos para o vácuo final. A diferença de tempo são para aquelas atividades que não interferem no resultado final, entre elas, o tempo de transferência.

Operação Autoclave Neutraliza

Automação e Tecnologia

Com uma peculiaridade ímpar, que é a presença de um processo produtivo em circuito fechado, comum às demais UTM’s (Unidades de Tratamento de Madeira), a Neutraliza apresenta-se com o diferencial de possuir um sistema, exclusivo e inovador, que permite operá-la integralmente sem a intervenção humana e isso é feito por meio de uma Central Lógica de Processamento (CLP), que controla e aciona todas as fases do processo produtivo, mediante uma receita pré-configurada. As principais funções deste sistema são: mapear, registrar, armazenar e gerar relatórios de cada lote produzido.

Pós-tratamento

A qualidade final da linha de produtos Citriodora Prime é aferida por duas variáveis, a saber: a retenção e a penetração da solução preservante. A retenção é quantidade de produto químico impregnada na porção permeável da madeira (alburno ou brancal), sendo que a NBR 9480/06 prevê a quantidade de 6,50 kg/m3 permeável. A penetração, por sua vez, se refere a profundidade em que o produto foi impregnado, considerando-se a distância da superfície da peça até o inicio da porção impermeável (cerne). A classificação prevista como satisfatória é “penetração profunda e regular – Grau 1”. A retenção e penetração da solução preservante CCA no Eucalipto Citriodora são maiores do que em qualquer outra espécie de eucalipto, isso garante uma qualidade superior no que compete a durabilidade do produto, visto que o aproveitamento do tratamento é maior.

A transparência faz parte de todo processo Citriodora Prime e não poderia ficar de fora desta etapa, mais uma vez preocupada com a qualidade final do produto a Neutraliza realiza testes em laboratórios e realiza documentação/arquivamento de tudo que é produzido pela empresa.

Características da produção

Autoclave - Neutraliza

Não deixa resíduos superficiais na madeira tratada

Solubilidade é cessada após a fixação primária

Não exala vapores e odores

Mantém inalterada a condutividade elétrica da madeira

Não altera a combustibilidade da madeira

Não aumenta a corrosividade dos metais na madeira

É aplicado a frio, ou seja, sem a emissão de vapores

Etapa Final - Citriodora Prime

Citriodora Prime 01

A linha de produtos Citriodora Prime nasceu da mesma forma em que nasce uma árvore: Através de uma semente, que representa uma ideia empreendedora e pioneira, nutrida por ingredientes como a dedicação, o conhecimento técnico e a paixão pela engenharia florestal, que aliados as ações focadas na excelência e no comprometimento com a qualidade, tornaram um sonho em realidade e a colheita dos frutos deste plantio, que há 15 anos fora semeado, hoje se consolida como portfólio da Neutraliza Eucalipto Tratado.

Citriodora Prime

Diferente de revendas, madeireiras, depósitos, etc., nosso compromisso é acompanhar a construção de um produto em todas as suas etapas, prezando pela qualidade em cada processo, da semente até a impregnação do preservante. Os resultados de várias ações deste acompanhamento completo resultam em uma linha de produtos capaz de atender as necessidades do mercado com notável propriedade.

Citriodora Prime

Sobre as espécies de eucalipto e considerando-se a classificação de uso relatada no site do IPEF, a espécie Eucalipto Citriodora é indicada para 9 das 12 categorias descritas, podendo ser utilizada como dormentes, postes, estacas e mourões. Na construção civil é muito comum a construção de sacadas, varandas, áreas de lazer, paisagismo com as vigotas, pilares e caibros de eucalipto tratado.

Citriodora Prime

O compromisso e a transparência estão presentes em todas as fases da produção do Citriodora Prime, na comercialização adotamos a prática da venda dos produtos utilizando a medida no topo da madeira, pois a espécie apresenta diferença entre a medida da base e topo, tendo a base um diâmetro sempre mais espesso. A adoção desta padronização vai de encontro com a NBR 9480 (2009), que determina que a peça roliça de eucalipto tratado seja classificada e medida em função do seu diâmetro no topo.